Brasileirinho do Bar do Luiz Fernandez

Como costuma ocorrer em bares que têm os proprietários por perto do negócio, a hospitalidade dá o tom no estabelecimento de seu Luiz e dona Idalina, desde 1970. O Bar do Luiz Fernandes, localizado no bairro do Mandaqui é um boteco tradicional muito conhecido na região.

 

Os clientes podem degustar acepipes, porções e quitutes, como o Brasileirinho (bolinho de mandioquinha recheado de carne de porco cozida com feijão e couve fatiada, refogada com alho e bacon), especialidade da casa. Para beber, cervejas, drinks a base de destilados e cachaças.

 

 

Ingredientes:

2kg de feijão preto
2 cebolas grandes
1 cabeça de alho
Sal a gosto
2 pimentas dedo de moça
6 folhas de louro
400g de paio
300g de linguiça portuguesa
300g de linguiça apimentada
Carne seca, salpicão e bacon a gosto em partes iguais
2 maços de couve manteiga orgânica
4kg de mandioquinha
500g de farinha de trigo

 
Modo de preparo: descasque as mandioquinhas, cozinhe-as até ficarem macias. Passe-as por um amassador de batata para formar um purê. Acrescente leite e farinha de trigo aos poucos até chegar à consistência de enrolar. Reserve deixando esfriar. Em uma panela grande, coloque temperos para cozinhar o feijão junto com as carnes cortadas em pedaços grandes, em fogo baixo. Após as carnes estarem cozidas, separe-as do feijão, corte-as em pedaços bem pequenos e reserve. Em uma frigideira, coloque a couve manteiga cortada bem fininha e refogue-a com bacon e alho. Depois, misture as carnes com a couve. Molde a massa de mandioquinha em um formato côncavo, recheie com uma colher de feijão e couve, fechando um formato de bolinha. Passe as bolinhas na farinha de trigo e frite. Sirva acompanhado de caldinho de feijão do cozimento.

 

 

brasileirinho - 01 - superchefs

 

 

Bar do Luiz Fernandes
Endereço: Rua Augusto Tolle, 610
Telefone: (11) 2976-3556

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados