Bolo de cenoura com pitanga - jaqueline conte - superchefs 00

Bolo de cenoura com pitanga?

Da árvore direto para a sua receita

Ok, ok. Confesso. Não resisto e não passo ilesa por um pé carregadinho de fruta.

 

 

E agora é tempo de pitanga! Perto de casa, dezenas de árvores enfileiradas na calçada oferecem os pequenos frutos vermelhos, com graça e de graça. Irresistível convite. Por isso, dessa vez, a receita da coluna não vai sair, como de costume, de um de meus livros de culinária.

 

Resolvi me inspirar em outro livro, de literatura infantil, o Pitangueiras, escrito pela autora curitibana Cristiane Souza. Um conto singelo, que fala dos prazeres das coisas simples da vida, em que a natureza é protagonista. Um história de delicadezas, afetos e… pitangas!

 

Bolo de cenoura com pitanga - jaqueline conte - superchefs (3)

 

Juntando a afetividade do livro aos potes de pitanga que colhi com a família, inventei um bolo simples e gostoso, adaptando uma boa e velha receita de bolo de cenoura:

 

Bolo de cenoura com pitanga

 

Ingrediente

  • 2 cenouras médias
  • ½ xícara de óleo
  • 3 ovos
  • 1 xíc. e meia de açúcar
  • 1 xíc. e meia de farinha de trigo
  • ½ xíc. de maisena
  • 2 colheres rasas de fermento em pó
  • 1 xícara de pitangas frescas cortadas e sem caroço

 

 

 

Preparo

  1. Descasque e corte as cenouras em rodelas.
  2. Lave bem e pique as pitangas em um recipiente, retirando os caroços e aproveitando o suco que for caindo, até dar a quantidade de uma xícara.
  3. Bata as cenouras junto com o óleo, os ovos e o açúcar, no liquidificador.
  4. Junte aos poucos a farinha e a maisena.
  5. Bata novamente. Acrescente o fermento e as pitangas mexendo só para misturar (pode bater no próprio liquidificador, mas bem rapidinho).
  6. Despeje a mistura (que fica mais líquida) em uma forma untada e asse no forno a 180 graus por cerca de meia hora. Faça o teste do palito.

 

 

 

Fica um bolo simples e saboroso. Confesso  que acabei comendo as pitangas que deveria ter guardado para fazer uma geleia de cobertura.

 

Caso você não seja tão ansioso (a) quanto eu, faça a geleia com 2 xícaras de pitangas picadas (e com todo o suco) e 1 xícara de açúcar. Deixe apurar em uma panela até dar ponto de geleia.

 

PS: Se você prefere o livro ao bolo (ou os dois!), você encontra o “Pitangueiras no site da FNAC e da Saraiva (físico) ou pode baixar a versão virtual na loja da Amazon.

 

literatura infantil - Pitangueiras, escrito pela autora - Cristiane Souza

Livro infantil Pitangueiras, autora Cristiane Souza

 

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados