receita Bolinho de aipim e linguiça Blumenal acompanhado de creme de queijo colonial - 03 - superchefs

Bolinho de mandioca com linguiça Blumenau e creme de queijo colonial

Típica da colônia alemã de Santa Catarina, a linguiça Blumenau é suavemente defumada e pode ser usada no preparo de inúmeras receitas. O embutido tem o formato semelhante a uma ferradura com cerca de 30 cm. Para fabricá-la são usados somente pernil e paleta suínos e uma pequena quantidade de toucinho, retirada da região lombar do porco.

linguica blumenau superchefs

Seu preparo consiste em amarrá-la levemente e dar um nó de cada vez. Depois de embutida, a linguiça precisa descansar por aproximadamente trinta minutos em um varal. Em seguida começa a fase final, a defumação. O principal segredo está nesse processo artesanal, uma vez que a temperatura não pode ser muito alta e a fumaça deve sair bem devagar. Todo o cuidado é pouco para preparar essa iguaria tão apreciada, presente em uma de nossas receitas do menu catarinense: o bolinho de aipim e linguiça Blumenau, acompanhado pelo creme de queijo colonial.

receita Bolinho de aipim e linguiça Blumenal acompanhado de creme de queijo colonial - 01 - superchefs

Rendimento: 20 unidades
Ingredientes
430 gramas de mandioca
1 embalagem linguiça Blumenau
10 gramas alho
25 gramas salsinha
11 gramas amido de milho
80 gramas farinha de mandioca fina
Creme de queijo
100 ml leite
100 gramas queijo colonial
1 pitada de pimenta-do-reino
60 gramas catupiry

 

Modo de preparo
Cozinhar a mandioca até ficar bem macia. Passá-la na peneira. À parte, refogar a linguiça Blumenau até ficar bem solta e crocante, então adicionar o alho. Reservar e deixar esfriar. Juntar a mistura de linguiça à massa de mandioca, ajustar o tempero e então adicionar o amido e a salsinha. Modelar em formato de bolinhas de aproximadamente 24g e logo em seguida passar os bolinhos na farinha de mandioca fina. Para o creme de queijo, esquentar o leite e adicionar o queijo colonial. Deixar o queijo derreter. Passar a mistura no mixer e juntar ao catupiry. Fritar os bolinhos em óleo quente até ficar dourado. Servir salpicado de pimenta e com o creme de queijo ao lado.

receita Bolinho de aipim e linguiça Blumenal acompanhado de creme de queijo colonial - 02 - superchefs

Receita do Restaurante Brasil a Gosto

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados