queijos em paris - jair jorge leandro

As 4 das melhores lojas de queijos em Paris

Quando estou em Paris, dificilmente deixo de visitar alguns redutos singulares em termos de queijos. São espaços únicos para uma adoração explícita das iguarias singulares. Neles não se permitem comparações. Embora latente, a rivalidade entre as queijarias pode ser percebida. Elas são como grandes estrelas. Seus mestres queijeiros ostentam garbosamente títulos conquistados ao longo de carreiras de sucesso.

 

queijos em paris - jair jorge leandro

 

Já não são muitos hoje em dia A concorrências com grandes e competentes supermercados ceifou centenas desses pequenos negócios, o que valoriza ainda mais esses tenazes sobreviventes. Também, já não existe mais a emblemática queijaria do Androuet, na Rue d’Amsterdam 41, embora essa loja tenha se multiplicado por 12 endereços, dentre eles 4 em Londres e 1 em Estocolmo, mais uma loja online, a saudade da loja original permanece. Era um verdadeiro ícone desse tipo de estabelecimento.

 

queijos em paris - jair jorge leandro

 

Mas, ainda há boas lojas que vendem queijos exclusivos, de produtores selecionados, todos artesanais. Nessas lojas não há espaço para queijos comerciais, com nomes pomposos. Lá prevalecem os produtos de exceção, pequenas obras primas de toda a França. Além disso, os Maître Fromagers sabem “terminar” (afinar) um queijo como ninguém e cometem algumas excentricidades deliciosas, como o Brillat-Savarin com trufas preparado por Marie-Anne Cantin em sua pequena boutique de queijos, na época de Natal.

 

queijos em paris - jair jorge leandro

Maitre fromager Marie-Anne Cantin

 


Mais artigos do autor

 


 
Alguns endereços para quem está de partida ou pretende ir a Paris:
Androuet (loja 2)
37, rue de Verneuil
75007 Paris
Metro Rue du Bac, Solférino (linha 12)

queijos em paris - jair jorge leandro

Dentre os 7 endereços da rede Androuet em Paris, este é o meu favorito. A vitrina lembra uma joalheria. Hoje, a rede pertence à Air France e não pense em encontrar M. Pierre Androuet em nenhum endereço porém os seus livros podem ser comprados em qualquer loja.

 

Barthelemy
51, rue de Grenelle
Paris 7
Metro: Rue du Bac

queijos em paris - jair jorge leandro

Há algumas queixas recentes a respeito dos queijos à venda nessa loja famosa. Mesmo assim. É uma das melhores de Paris, onde estrelas do cinema e da música francesa costumam comprar.

 

Marie-Anne Cantin
12, rue du Champ-de-Mars
Paris 7
Metro: Ecole Militaire

queijos em paris - jair jorge leandro

 

Presença feminina imponente entre os Mestre Queijeiros, Anne-Marie é muito orgulhosa dos seus queijos e de sua renomada loja. Um pouco mal-humorada, ao estilo parisiense, Anne-Marie comanda algumas sessões de degustação que valem a pena o preço. Há também uma pequena cave de maturação no andar inferior.

 

La Ferme Saint Hubert
21, rue Vignon
Paris 8
Metro : Madeleine

queijos em paris - jair jorge leandro

 

Henry Voy, mestre queijeiro badalado, aproveitou o sucesso de sua loja e abriu um pequeno restaurante ao lado para a degustação de Fondues, Raclettes, Tábuas de Queijos e Queijos de Exceção, regados a ótimos vinhos regionais. Tudo isso a preços bem razoáveis. Parece que o sucesso foi tamanho que o local ficou pequeno e M. Henry estava pensando em abrir o restaurante em algum lugar mais afastado da loja. Acho que vai perder o charme de ser um anexo da famosa queijaria.

 

 

 

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados