arroz de polvo superchefs

Arroz de Polvo e Agridoce de Cajú, receita da chef Mônica Rangel

Ingredientes
2 Polvos com 800 g
1 cebola inteira
10 unidades de cravo
1 molho de coentro
200 ml de leite de coco
Qtb de água
1 unidade de alho-poró
500g de arroz agulhinha
Qtb de sal
Qtb de sa
1 molho de Tomilho fresco
50 g de azeitona preta
50g de castanha de caju torrada

Passo-a-Passo

Passo 1
Agridoce de cajú: 36 unidades de caju 400ml de polpa de caju 500 ml de Mel de engenho 100 ml de Vinagre balsamico 100ml de Vinagre de arroz 50g de Gengibre ralado 10 g de Canela em pau 400ml de Agua 300ml de Cachaça 200 g de açúcar cristal

Passo 2
Polvo: Limpar o polvo e colocar em uma panela com a cebola espetada com os cravos e demais ingredientes. Cobrir com agua e levar para ferver. Quando levantar fervura marcar 40 minutos e desligar. Retirar os polvos da agua e coar o caldo do cozimento que será usado para fazer o arroz. Picar o polvo e deixar em azeite abundante até a hora de servir. Para o arroz: Fazer o arroz normalmente só utilizando a agua do cozimento do polvo. No final acrescentar o polvo cozido e as castanhas picadas grosseiramente. Servir com o agridoce de caju.

Passo 3
Azeitona crocante: Retirar do caroço e picar a azeitona. Levar ao forno até desidratar e ficar crocante.

Passo 4
Agridoce de caju: Picar em cubos pequenos o caju e reservar. Levar ao fogo o mel de engenho, vinagre, gengibre, canela, agua e polpa de caju para ferver. Acrescentar o caju picado e deixar uns 15min em fogo baixo. Escorrer o caju e deixar reduzir a calda, acrescentando cachaça e açúcar até o ponto de licor. Misturar ao caju.

arroz de polvo superchefs

Receita da Chef Mônica Rangel

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados