Como fazer burger em casa

5 dicas para preparar seu burger em casa

Falando em burger, um dos pratos mais apreciados no mundo, sempre sobra a dúvida de como cozinha-lo da melhor forma.

 

 
Como as hamburguerias conseguem fazer com que algumas carnes misturadas e moídas fiquem tão saborosas? Será a chapa? E agora, o que faço? Não tenho equipamento algum em casa. Qual será a melhor opção? O Chef Alex Gregory, especialista em burgers vem tirar essas dúvidas.

 
Vamos então começar do básico. Você foi a casa de carnes, mandou moer a carne de sua preferência, e agora tem que fazer bonito para a família com aquele burger perfeito e suculento.

 
Lembrando que o percentual de gordura da carne não pode passar de 30%. Na verdade um dia vai acontecer de passar, e mesmo assim dá pra fazer, mas isso eu explico em outro post. Vamos agora aos métodos de cocção mais comuns do burger, você escolhe o método que se encaixar melhor para o tipo de sanduiche que deseja fazer.

 

 

1º Frigideira

 

Como fazer burger, frigideria por Alex Gragory

 
Nesse método o burger não ficará tão saboroso. Eu até costumo dizer que fica “com gosto de frigideira”. Particularmente eu não recomendaria, ao menos que esteja com pressa. O burger frito na frigideira concentra maior quantidade de gordura em volta do mesmo, por isso frita, ele não fica suculento, fica gorduroso, que tem uma diferença enorme. Porém se a carne for mais magra, taca-lhe pau!

 

Dica:

Vire o burger constantemente para não queimar de nenhum lado. Mas cuidado para não espirrar óleo no seu corpo e criar queimaduras einh.

×

 

 

2º Churrasqueira elétrica

 

Como fazer burger, churrasqueira eletrica por Alex Gragory

 
Como o calor é induzido, não há contato algum de fogo, a carne não vai ficar com aquele “gosto de carne” que adoramos, não é mesmo? Porém em comparação com a frigideira, ficará menos gorduroso, porém menos saboroso e possivelmente seco.

 

 

Dica:

Vire o burger bem devagar e a cada 4 minutos, para não abri-lo no meio do cozimento. E se atente ao ponto da carne, ela deve estar com cor homogênea ao ficar pronto.

×

 

 

3º Forno

 

Como fazer burger, forno por Alex Gragory

 
Praticamente uma frigideira com mais calor e abafado. O burger vai cozinhar e assar ao mesmo tempo, soltando gordura e deixando-o menor. Melhora se tiver uma assadeira com grelha. Para deixar que a gordura não fique rodeando o burger enquanto assa. O tamanho diminuirá substancialmente neste método.

 

Dica:

A dica para este método é virar no meio do cozimento. E se possível esmaga-lo um pouco para que não diminua tanto.

×

 

 

4º Chapa de lanche (Chapeira, grelha lisa)

 

Como fazer burger, chapa lisa por Alex Gragory

 
Na chapa de lanche a história é outra, além de ser um dos sistemas mais usados hoje no Brasil, dá para tirar a gordura facilmente e controlar o calor com mais facilidade. Ainda terá a opção de não deixar que o burger diminua, controlando com uma espátula. Resumindo, é uma boa ter uma em casa, mesmo que pequena.

 

Dica:

A dica para este método é colocar o burger somente com a chapa bem quente, caso contrário ele não ficará bom, podendo se quebrar e até juntar gordura e perder sulco.

×

 

5º Churrasqueira, parrilla, char broiler

 

Como fazer burger, car broiler por Alex Gragory

Na minha opinião, é o melhor método de cocção para o burger perfeito. Na churrasqueira, certifique-se que o burger está bem ligado (com a liga perfeita) e amassado corretamente para não abrir. O melhor jeito de amassar o hambúrguer é fazendo pressão jogando de uma mão para a outra, com força, para tirar todo o ar do mesmo. Depois amasse como uma coxinha e arredonde-o para formatar o hambúrguer.

 
Dessa forma será mais fácil deixa-lo suculento e não gorduroso. Sequinho por fora e macio por dentro, com aquele queijo derretido em cima, deslizando levemente por todo o Burger, para ser um prazer a cada mordida.

 

Dica:

Não vire o burgerr na churrasqueira antes de grelhar totalmente a parte de baixo, isso vai quebra-lo. Sempre vire com cuidado, confira a cor por fora, quando estiver 1(um) semitom abaixo

×

 

 

Da cor de cima, seu burger está pronto. Boa diversão e boa “hamburgada” a todos!

 

 

 

Foto capa: Frances Cotonelli

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados