costela, dr. costela, churrascos pelo mundo - superchefs gastronomia

10 churrascos diferentes em 10 países

Final de semana, muitos já sabem o que vão comer… churrasco.

 

Para muitos brasileiros um almoço sem carne, não é almoço, mas não pensem que isto acontece apenas aqui no Brasil. A perfeita harmonia entre a carne e o fogo nos fornece a forma de alimento mais desejada e deliciosa, desde os tempos mais antigos. Desde os confins da ásia onde se come apenas porco como churrasco até um vendedor de espetinhos de frango no Japão.

 

 

México • Barbacoa

A Barbacoa é normalmente um prato preparado por cozimento lento em buraco feito no solo e pré aquecido por longas horas de fogo vivo e depois coberto por terra. A origem da palavra barbacoa vem da expressão barbecue (churrasco em inglês).

 

Barbacoa, churrasco mexicano, superchefs gastronomia

Barbacoa, churrasco mexicano

 

 

África • Braai

O braai é abreviatura de braaivleis, “carne grelhada” em africânder. Começou tradiconalmente entre os africânders da África Austral, e tem algumas normas como, mulheres não grelham carnes, apenas homens que se juntam em volta do grelhador, ou braseiro (braaistand, ou apenas braai) para grelhar a carne, enquanto as mulheres preparam as saladas e sobremesas.

 

Braai, churrasco africano, churrascos pelo mundo,

Braai, churrasco africano

 

 

Corea • Bulgogi

Bulgogi é um prato típico da cozinha coreana, preparado de carne marinada grelhada em molho de soja, alho picado e semente de gergelim, e servido com verduras.

 

Bulgogi, churrasco coreano churrascos pelo mundo, superchefs gastronomia

Bulgogi, churrasco coreano

 

 

China • Char Siu

Char siu é carne de porco marinada com uma mistura doce, enfiada em espetos e assada num forno, numa preparação típica da culinária de Cantão. É servida simples, para ser comida com arroz ou massa, ou agregada a uma sopa ou um assado.

 

Char Siu, churrasco chines, churrascos pelo mundo, superchefs gastronomia

Char Siu, churrasco chines

 

 

 

Brasil • Churrasco

Churrasco é o nome dado ao prato feito a base de carne in natura ou processada, assada sobre fogo ou brasas, com a utilização de estacas de madeira ou metal — chamados de espetos — ou de grelhas. Não existe referência exata sobre a origem do churrasco. A primeira grande área de criação de gado foi o pampa, uma extensa região de pastagem natural que compreende parte do território do estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, além da Argentina e Uruguai. Foi ali que os vaqueiros, conhecidos como gaúchos, tornaram o prato famoso e típico.

 

Churrasco Brasileiro

Churrasco Brasileiro

 

 

Havai • Kalua

Kalua um prato típico de Luau, normalmente feito com porco cozido em um buraco no chão em média de 1,50m de largura por 90cm de profundidade e pedras no fundo para manter o calor. A origem do nome veio do famoso cozinheiro havaiano e personalidade tv.

 

Kalua, churrasco havaiano, churrascos pelo mundo, superchefs gastronomia

Kalua, churrasco havaiano.

 

 

Filipinas • Lechón

 

Prato nacional das Filipinas, feito em ocasiões especiais, festas e celebrações, o Lechón, nome de origem espanhol, porco assado na brasa, porco inteiro. Atravessamos uma vara de madeira sentido longitudinal no porco (depois de ser temperado com condimentos especiais), se for o caso amarre as extremidades, e e coloque sobre o fogo em hastes onde possa girar o leitão.

 

Lechón, churrasco Filipino, churrascos pelo mundo, superchefs gastronomia

Lechón, churrasco Filipino.

 

 

 

Turquia • Shish Kebabs

Shish Kebabs a versão turca dos kebabs presente em todo oriente médio e o conceito é tão simples quanto, pedaços de carne em espetos assados na brasa, ou seja, churrasco turco.

 

Shish Kebab, churrasco Turco churrascos pelo mundo, superchefs gastronomia

Shish Kebab, churrasco Turco. Foto: Madeleine Hill

 

 

 

Índia • Tandoor

Tandoor ou tandur é um forno, tradicionalmente feito na forma duma ânfora de barro de grandes dimensões, parcialmente enterrada, popular em toda a Índia, onde se fazem muitos pratos, espetos com carne ou pães, principalmente os do tipo naan. O fogo é aceso dentro, e os alimentos são colocados pela única abertura, do topo, ficando sujeitos a uma temperatura muito elevada; o pão, normalmente achatado é colocado diretamente nas paredes do forno, onde fica pronto em poucos segundos.

 

Tandoor, churrasco indiano churrascos pelo mundo, superchefs gastronomia

Tandoor, churrasco indiano

 

 

 

Japão • Yakitori

O Yakitori, frango grelhado, é um tipo japonês de frango no espeto. O termo “yakitori” pode também se referir a comidas no espeto em geral. O Kushiyaki é um termo formal que abrange tanto aves como não-aves, no espeto e grelhados.

 

Yakitori, churrasco japones churrascos pelo mundo, superchefs gastronomia

Yakitori, churrasco japones.

 

 

 

Ref.: First We Feast.com
Exame.com
Wikipédia

Deixe sua opinião, assim podemos melhorar.

Artigos Relacionados